quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dando início ao blog... Um dia (David Nicholls) - Editora Intrínseca

Bom galera...

É a primeira vez que escrevo num blog... Depois de muito tempo apenas cultivando o prazer da leitura, escrevendo algumas crônicas (mais para mim do que para os outros! Hehehe) e indicando livros para os amigos resolvi reservar um tempo para compartilhar ideias com outras pessoas!

Espero que gostem do que vão ler por aqui... Embora o título e o assunto principal seja a minha queda por cafeterias e livros, pretendo aos poucos ir trazendo novidades relacionadas a vários temas ligados a cultura e lazer.

Para iniciar os trabalhos escolhi um livro que foge um pouco da minha literatura favorita (policial/terror/suspense), mas que se mostrou como uma grata surpresa!

Durante as férias resolvi adquirir de forma despretensiosa um livro de romance para me distrair a noite e confesso praticamente não consegui parar de ler! Eu simplesmente o devorei...

 
Um dia (David Nicholls)

Resumo:
"Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida."


Pensei muito em como descrever esse livro e não consigo pensar em palavras que não sejam adjetivos!

Antes de começar a ler cheguei a me arrepender pensando que seria um romance bobinho, mas acabei envolvida por uma história criativa que de modo inovador apresenta o amadurecimento dos protagonistas ao longo de 20 anos. É uma história envolvente que passa lições de vida, pois a medida que vamos lendo percebemos que aquilo que acontece na vida dos personagens poderia muito bem estar acontecendo na nossa.

Após um romance no dia da formatura Emma e Dexter se tornam grandes amigos e mesmo que nos fundo nenhum dos dois se dê conta é perceptível que há algo a mais entre eles... O problema é que vamos tendo a impressão que o timing deles não está em sintonia e que coisas que eles podiam ter dito e feito poderiam ter transformado seus dias.

Os anos vão passando e nenhum dos protagonistas leva a vida que sonhava ter e vamos nos dando conta que assim como em nossas vidas nem todos os sonhos podem ser realizados! E o que nos resta? Apenas acompanhar o desenrolar da trama e sentir com Emma e Dexter todas as angústias e desejos que passam em seus corações... Assim como na vida "real" vamos da risada leve ao olhar mareado em meio a páginas de puro sentimento!

Eu me recuso a classificar esse livro apenas como romance, pois David Nicholls de forma cativante e inteligente fala sobre a vida. Não apenas sobre a vida de Emma e Dexter, mas sobre a minha, a sua e a vida das pessoas que conhecemos, pois o livro trata basicamente do que acontece a partir das escolhas que fazemos. E ao terminar a leitura paramos para pensar na nossa própria vida e nas escolhas que até então temos feito...

A forma que o autor escreveu faz com que nós possamos acompanhar a vida dos protagonistas uma vez por ano, mas temos a sensação de que passamos os 20 anos desfrutando da amizade de ambos. A cada capítulo vamos acompanhando o dia 15 de Julho subsequente a formatura com o intuito de entender o que aquela data realmente significava...

O livro é envolvente, lindo e impossível de não ser indicado!

Em 2011 foi lançado um filme com roteiro baseado no romance sendo estrelado por Anne Hathaway e Jim Stugess. O filme foi dirigido por Lone Scherfig.

Ainda não vi o filme, mas fica a dica do livro que é simplesmente maravilhoso e que tenho certeza não se arrependerão de ler!

Não deixem de comentar o que acharam do livro.

Bjus.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei muito da resenha!
    Ainda não li o livro, mas depois de ler o seu blog já coloquei "Um dia" como leitura obrigatória!
    Bjs

    ResponderExcluir