sábado, 17 de janeiro de 2015

RESENHA: FILHA DA ILUSÃO - TERI BROWN - EDITORA VALENTINA


Oi queridos!

Em 2014 tive a oportunidade de ler muitos livros da Editora Valentina e fico muito feliz em dizer que foram obras de excelente qualidade! O catálogo da editora me permitiu fugir um pouco do meu estilo literário e passei bons momentos com suas obras.

Sempre fui avessa a sagas literárias! Um pouco tradicionalista sempre gostei de um livro que terminava nele mesmo, mas a Editora Valentina acabou com minhas frescuras e me entreguei a 4 sagas! Isso mesmo... quem não gostava de trilogia e afins passou a ser fã de “O protetorado da sombrinha”, “Trilogia Rock Star”, “Trilogia Incarnate” e “Trilogia Herdeiras da Magia”!

Um livro que despertou muito a minha atenção ao ler a sinopse foi “Filha da Ilusão”, da Teri Brown. Sem contar que adorei a capa e a diagramação! Perfeitas!


Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truque mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar? Tery Brown cria, neste fantástico romance histórico, um mundo onde pulsam a magia, a paixão e as tentações da Nova York de Era do Jazz - e as aventuras de uma jovem prestes a se tornar senhora do seu destino.

Filha da Ilusão é o primeiro volume da trilogia Herdeiros da Magia. Na história, magia e espiritualidade se misturam em plena Nova York da década de 20.

Anna Van Housen é uma jovem de 16 anos que desde criança é assistente de sua mãe, Marguerite Van Housen, famosa médium. Há anos as duas vivem na estrada, mas surgiu em Nova York uma oportunidade de trabalho que permitirá que se fixem em uma moradia. Mãe e filha fazem um show que mistura magia e mediunidade no Newmark Theater. Maguerite é uma completa fraude com seus espetáculos de médium, mas Anna possui verdadeiros dons que oculta de todos, principalmente de sua mãe.

É impossível ler Filha da Ilusão e não sentir certo rancor de Marguerite. Além de ser uma enorme fraude, uma pessoa calculista que vive de explorar a dor e crença alheia, ela não possuiu qualquer amabilidade para com sua filha. Fica evidente desde o início que Marguerite só se importa com fama e dinheiro... Qualquer atenção que sua filha receba gera graves crises de ciúme. Marguerite para atrair um pouco mais de atenção adora contar para todos que Anna é filha do grande ilusionista Harry Houdini. Nem mesmo a principal interessada tem certeza se essa informação é verdadeira.



Embora os quatro shows semanais permitam que elas descolem bastante dinheiro são as sessões espíritas realizadas para um seleto e rico grupo de interessados que permite que recebam ainda mais! Anna não se sente confortável durante as sessões, pois tem plena consciência das falcatruas perpetradas por sua mãe.

Já Anna, além de ser uma excelente ilusionista (talvez herança de seu suposto pai), possui dons notáveis, pois consegue sentir as emoções das outras pessoas e já previu o desastre do Titanic e o surto de gripe espanhola. Entretanto, Anna tem sido assombrada por uma visão do futuro em que sua mãe corre perigo e ela mesma se afoga. Como se isso não fosse suficiente, depois que Cole, um jovem vindo de Londres, muda-se para a casa do Sr. Darby, vizinho das Van Housen, os poderes de Anna se intensificam e ela descobre que pode inclusive falar com os mortos.



Cole é um rapaz misterioso e de notável beleza que parece saber sobre os dons de Anna mais do que ela mesma. Quanto mais Anna vai conversando com Cole mais dúvidas tem quanto a poder confiar nele e mais seu coração parece querer se entregar! Embora toda a carga enigmática que envolve Cole gostei dele desde que o início. Também achei muito querido o Sr. Darby, um velhinho rabugento, que na verdade só quer um pouco de companhia!

Em meio as dúvidas quanto os seus sentimentos em relação a Cole, Anna se vê dividida entre ele e Owen, um rapaz alegre e descontraído que é sobrinho do empresário de Marguerite. O problema é que um desses rapazes pode não ser exatamente a pessoa que quer parecer!

Com seus poderes desabrochando cada vez mais Anna começa a ter a sensação de estar sendo vigiada e suas visões aterrorizantes aparecem com mais frequência. Sem saber a quem recorrer a jovem resolve investigar por conta própria quem poderia estar querendo prejudicar sua mãe. Além disso, Anna dedica um bom tempo para pesquisar sobre seus poderes e, principalmente, sobre a possibilidade de existirem outras pessoas iguais a ela.

É claro que não vou contar mais nada, pois vocês devem ler essa história envolvente e acompanhar Anna na solução desse mistério!



Achei a história super envolvente e desde o início sentia uma forte simpatia por Anna, Cole e o Sr. Darby. Infelizmente não senti a mesma coisa por Marguerite e Owen! Embora seja louvável a personalidade forte e o jogo de cintura de Marguerite não consegui gostar de sua postura fria e egoísta com todos e, principalmente, com sua filha. Já quanto ao Owen o achei simpático demais! Não confio em pessoas que tentam parecer muito boas e queridas demais... No fundo ninguém é tão perfeito assim!

Mas não pensem que é assim tão fácil... Todos os personagens que se aproximam de Anna e sua mãe são dignos de desconfiança até mesmo o fofo do Cole!

Esse livro tem uma dinâmica muito legal e é extremamente cativante. É impossível não ficar fascinada pelos poderes de Anna!


Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário