segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

RESENHA: O PRIMEIRO TELEFONEMA DO CÉU - MITCH ALBOM - EDITORA ARQUEIRO

Boa noite, leitores!

Estou muito animada para esse ano de 2015, pois em termos de leitura escolhi um livro maravilhoso para começar a me inspirar.

Quando vi que a Editora Arqueiro iria lançar o novo livro de Mitch Albom não me aguentei... Corri na livraria e comprei “O primeiro telefonema do céu” para me presentear! Hahaha

Desde que li “As cinco pessoas que você encontra no céu” virei fã desse autor! Posso garantir a vocês que seu novo livro estará entre as melhores leituras desse ano.

O Primeiro Telefonema do Céu
Sinopse - "Como você se sentiria se um dia recebesse uma ligação de alguém que ama muito e que já se foi? Numa sexta-feira comum, o telefone de Tess Rafferty toca. É sua mãe, Ruth, que morreu quatro anos antes. Em seguida, Jack Sellers e Katherine Yellin recebem ligações semelhantes, do filho e da irmã, também já falecidos. Nas semanas seguintes, outros habitantes de Coldwater afirmam que estão em contato direto com o além, e que seus interlocutores lhes pediram para espalhar a boa-nova ao maior número possível de pessoas. A mensagem é simples: o céu existe, e é um lugar onde todos são iguais. Em pouco tempo, correspondentes de diversos meios de comunicação aportam na cidade para transmitir os desdobramentos do fenômeno que pode ser o maior milagre da atualidade. Visitantes do país inteiro começam a surgir, as vendas de telefone disparam e as igrejas se enchem de fiéis. Apenas uma pessoa desconfia da história: Sully Harding, ex-piloto das Forças Armadas. Após quase morrer num desastre aéreo, perder a mulher e cumprir pena por um crime que não cometeu, ele não acredita num mundo melhor, muito menos após a morte. E quando seu filho pequeno começa a esperar uma ligação da mãe morta, ele decide provar que estão todos sendo enganados. O primeiro telefonema do céu é uma história de mistério e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o poder da conexão humana. Em uma narrativa que vai tocar sua alma, Mitch Albom prova mais uma vez por que é um dos autores mais queridos da atualidade."

Bom, o livro trata de fé, milagre, amor, saudade, reflexão e mistério a partir de uma premissa muito interessante: a possibilidade de conversar com as pessoas que amamos, mas que já faleceram!



Na pequena cidade de Coldwater, que fica ao norte do Canadá, alguns moradores afirmam que estão sendo contatados por pessoas que já faleceram através de telefones (celulares e convencionais).

Tudo começa com um telefonema recebido por Tess Raferty, a qual é surpreendida pela voz de sua mãe que estava falecida há quatro anos. Esse foi apenas o primeiro, pois Jack Sellers e sua ex-mulher, Doreen, também recebem uma ligação de seu filho que havia morrido numa missão no Afeganistão. Além deles, Katherine Yellin passa a receber ligações de sua falecida irmã, e Elias Rowe está recendo ligações de seu antigo empregado, Nick.

As mensagens recebidas falam de amor, fé e esperança e pedem que as pessoas espalhem a boa nova pela cidade.



Enquanto alguns ficam na dúvida quanto a falar sobre os telefonemas, Katherine Yellin resolve comunicar a toda sua congregação, durante um culto na Igreja Batista Colheita da Esperança, que sua falecida irmã Diane está lhe telefonando. 

A notícia logo chega ao conhecimento da emissora Nine Action News, a qual designa sua jornalista Amy Penn para cobrir esse surpreendente acontecimento. Amy está noiva e aos 31 anos sente-se desanimada por não conseguir deslanchar na profissão. Dessa forma, mesmo duvidando da veracidade dos telefonemas acaba mergulhando de cabeça a fim de garantir o seu sucesso na emissora e quem sabe a chance de trabalho em uma rede jornalística ainda maior.



Paralelamente a esse fenômeno temos o retorno de Sullivan Harding para sua cidade natal, Coldwater. Sully é um ex-piloto das Forças Armadas que foi preso injustamente, razão pela qual perdeu o funeral de sua esposa Gisele. Tais fatos o tornaram um homem amargurado que tenta recomeçar sua vida ao lado do filho, Jules, de 07 anos. Sem grandes perspectivas para sua vida Sully começar a se irritar com o assunto envolvendo os telefonemas, pois seu filho começa a ter esperanças de receber um telefonema da mãe.

As histórias dos personagens são intercaladas com fatos envolvendo a criação do telefone e comentários sobre Alexander Grahm Bell. Adorei essa parte, pois confesso que foi nesse livro que descobri que Dom Pedro contribuiu para a invenção do telefone! Hehehe

Em meio a esse surto de fé Coldwater se transforma: as igrejas ficam lotadas, fiéis se reúnem nos gramados dos “escolhidos” para orar e emissoras de TV lotam as ruas. Milagres estariam acontecendo? Qual a explicação para poucas pessoas estarem recebendo os telefonemas? Seria uma farsa?



Sully tem certeza que há alguma coisa errada nessa história e, ao ver seu filho carregar um telefone azul de brinquedo na esperança que Giselle telefone, resolve partir em busca da verdade por trás desse milagre.

Como já disse antes o livro é maravilhoso! Seu enredo é delicado e a alternância de perspectiva entre os personagens envolvidos traz uma dinâmica muito empolgante, pois podemos acompanhar a explicação de cada um sobre esse mistério, bem como os anseios que lhes fazem tanto acreditar quanto duvidar dos telefonemas.

Vi algumas pessoas se referirem ao livro como algo ligado a religião ou autoajuda, mas não é nenhuma dessas coisas! “O primeiro telefonema do céu” trata de crença, amor e esperança... É um livro que nos faz refletir sobre a união, a fé, a esperança, o amor, bem como sobre o fato de que pequenos milagres podem unir as pessoas e transformar suas vidas para sempre.


Desfrutem dessa leitura emocionante!

Não esqueçam de contar o que acharam do livro!

Bjus

3 comentários:

  1. Foi muito lindo mesmo essa resenha! Gostei do livro e já colocoloquei na lista. Sucesso para o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!
      Que bom que você gostou da resenha... Tenho certeza que vai adorar o livro.
      Bjs

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar deste livro e não me atrai muito pela leitura. Esse enredo baseado em receber ligações de quem já morreu não me chamou a atenção. Mas parece um ótimo livro para refletir, vou procurar mais alguma resenha.

    ResponderExcluir